Se você é uma futura mamãe, saiba que a partir de agora será necessário realizar diversos exames para manter a sua saúde e a do bebê em ordem. Os exames de pré-natal são de extrema importância para evitar complicações durante a gravidez. 

Obviamente outros exames fundamentais e tão importantes quanto os citados deverão ser solicitados. Mas, a necessidade disso será decidida durante as consultas periódicas com o ginecologista.

No conteúdo de hoje falaremos sobre os principais exames solicitados e quando realizá-los. Continue a leitura e saiba mais.

Principais exames pedidos no pré-natal

  • Exame de urina

Deve ser realizado a cada trimestre e sempre que a paciente apresentar qualquer queixa que possa causar suspeita de infecção urinária. É um exame de extrema importância, pois evita complicações graves, como trabalho de parto prematuro e amniorrexe prematura, por exemplo. Lembrando que o ideal, são a coleta de urina I com urocultura e antibiograma, e que os dois últimos, não são exames solicitados em atendimentos de urgência. 

  • Exame de fezes

Solicitado no primeiro trimestre, com o intuito de detectar parasitoses. 

  • Hemograma completo

Deve ser realizado na primeira consulta e a cada trimestre. O exame identifica se a grávida está com anemia, ou se existe algum sinal de infecção, através da análise do leucograma.

  • Glicemia

Realizado na rotina do primeiro trimestre, o exame serve para diagnóstico de diabetes gestacional. Seu resultado alterado, indica um quadro de diabetes gestacional e não haverá necessidade de realização de curva glicêmica. Porém, seu diagnóstico normal, não garante que a paciente não irá desenvolver a doença durante a gestação.

  • Sorologias para hepatites B e C, HIV e VDRL

São exames que devem ser coletados no primeiro e terceiro trimestres da gestação, ou sempre que seu pré-natalista suspeitar da necessidade, de acordo com seus antecedentes, queixas ou sinais e sintomas. Na internação para parto, algumas maternidades optam pela nova coleta de HIV e VDRL, e em outras, o protocolo é a coleta apenas do VDRL.

  • Reação à toxoplasmose e rubéola

Realizados no início do pré-natal, caso a paciente seja imune a ambos, não haverá necessidade de novas solicitações. Se a paciente tiver a carteirinha de vacinação, e nela constar a vacina para rubéola, em teoria é imune e não há necessidade de coleta. Com relação à toxoplasmose, se a gestante for susceptível, há duas maneiras de se conduzir o caso: ou um exame por trimestre ou coleta mensal.

  • Papanicolau

Pode e deve ser realizado durante o pré-natal. O exame é de extrema importância para o rastreio do câncer de colo uterino.

  • Ultrassonografias

Devem ser realizadas em todos os trimestres da gestação e sempre que houver indicação. Normalmente o primeiro exame é solicitado entre 7 e 8 semanas de gravidez – antes disso, podemos gerar mais dor de cabeça que tranquilidade… não tenham tanta pressa – por via transvaginal (via mais adequada até a 12ª semana de gravidez); ultrassom morfológico de primeiro e segundo trimestres: estes têm o momento correto para serem realizados e são muito importantes! Os demais, ficarão por conta das necessidades exigidas por cada gestação, conforme baixo ou alto risco, se desenvolvimento fetal adequado, etc.

Qualquer dúvida, marque sua consulta. Vai ser um prazer te receber!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *