Com o passar dos anos, as mulheres têm engravidado cada vez mais tarde, entre os 30 e 35 anos. Isso porque elas estão focadas em dedicar mais tempo à profissão, outros desejos e conseguir a tão sonhada estabilidade financeira e emocional.

Em alguns casos, muitas mulheres só conseguem, ou querem, engravidar após os 40 anos. Porém, a gestação com essa idade tem algumas particularidades. A começar pelo fato que as chances de engravidar são menores, porque a reserva ovariana e a “qualidade” dos óvulos diminui.

A mulher nasce com um número finito de óvulos, em torno de 300 mil, e eles vão se esgotando e envelhecendo com a idade. Assim, com 40 anos, a mulher tem 50% de chance de engravidar. Aos 43 anos esse número já cai vertiginosamente. Após os 45 anos, a porcentagem cai vertiginosamente.

As chances de conseguir uma gravidez após os 40 anos de forma natural são reduzidas, mas isso não é impossível. Para isso, a mulher não pode apresentar nenhum outro fator de infertilidade, além da idade — como tubas uterinas obstruídas, endometriose e outras doenças no útero (miomas, pólipos, sinéquias, etc.); estes devem ser pesquisados e, se presentes, tratados de maneira adequada. 

Da mesma forma, o parceiro deve produzir a quantidade necessária de espermatozóides, sendo que estes ainda precisam ter boa morfologia e mobilidade. Sendo assim, o casal deve passar por uma série de exames para avaliar todas as condições da saúde reprodutiva. 

Para aumentar as possibilidades de gravidez após os 40 anos, existem as técnicas de reprodução assistida, sobretudo a FIV (fertilização in vitro). Caso o adiamento da gestação seja planejado, a paciente tem a opção de congelar os seus óvulos, o que sim, é uma ótima opção e deve ser considerada e pensada, com alguns anos de antecedência… quero dizer, se vc ter por volta de seus 30 anos, sem parceiro(a), ou mesmo se tem uma relação estável, mas ainda pretende postergar a maternidade, pense com carinho no congelamento de óvulos!

Quais os riscos mais comuns?

Os riscos mais comuns estão relacionados ao desenvolvimento de algumas patologias (doenças) como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. Além disso, o índice de abortos espontâneos e malformações por cromossomopatias (por exemplo a Síndrome de Down) também é maior… lembram que eu disse que os óvulos envelhecem??? Outro risco é em relação à prematuridade.

Quais cuidados ter durante a gestação acima dos 40 anos?

O primeiro deles é realizar o pré-natal, mantendo exames e consultas em dia, além de uma alimentação balanceada, evitar muito esforço, ter atenção redobrada em relação à ingestão de medicamentos e manter-se ativa com atividade física supervisionada.

Acompanhamento ginecológico/obstétrico é essencial

Independente da idade, o acompanhamento ginecológico é essencial para se ter uma gestação saudável e sem riscos. Se você está em busca de uma obstetra para acompanhar todo esse processo, entre em contato e agende sua consulta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *