O preventivo, também conhecido como Papanicolau, é um exame simples e indolor, realizado em consultório, onde é coletada uma amostra do material do colo do útero para analisar e detectar possíveis alterações e lesões. Esta amostra também pode, e deve ser coletada de uma região da vagina, chamada de fundo de saco. 

O exame é a principal forma de prevenção do câncer de colo uterino, através diagnóstico precoce de alterações celulares que são causadas pelo Papilomavírus Humano, mais conhecido como HPV, além de outras doenças sexualmente transmissíveis, como gonorréia, por exemplo, levando-se em consideração a maneira como o exame é coletado (em lâmina ou em meio líquido).

Vale ressaltar, que a “família HPV” possui os tipos mais e menos oncogênicos (mais ou menos capazes de causar alterações celulares que irão evoluir para câncer). Os menos oncogênicos, são os responsáveis, por exemplo, pelas lesões/verrugas genitais. 

Quem deve fazer o exame preventivo?

Toda mulher que tem ou já teve relações sexuais, principalmente as que têm entre 25 e 59 anos, devem realizar o exame periodicamente. O Ministério da Saúde recomenda que as duas primeiras coletas do exame sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado de três em três anos, porém, cada caso deverá ser individualizado, levando-se em consideração, por exemplo, as queixas da paciente, o número de parceiros e muita outras variantes.

Algumas orientações devem ser seguidas antes de fazer o exame Papanicolau

Para realizar o exame, é necessário que a mulher não esteja em seu período menstrual, pois o sangue pode atrapalhar na análise celular. Mulheres grávidas podem realizar o preventivo sem danos ao bebê.

Além dessas orientações, outras também são muito importantes:

• Não usar cremes e/ou lubrificantes vaginais, no mínimo 3 dias antes da coleta; 

• Não utilizar ducha na região e não fazer lavagem interna (aliás, tal prática é absolutamente desnecessária e contra-indicada);

• Não ter relações sexuais nas 72 horas anteriores ao exame, com ou sem uso de preservativos.

Além de realizar o exame, é importante lembrar-se de buscar o resultado e apresentar ao seu ginecologista. Se já faz mais de um ano que você não faz o Papanicolau, entre em contato e agende sua consulta. Manter sua saúde ginecológica em dia é muito importante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *