No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos. Mais de 12% dos nascimentos no país acontecem antes da gestação completar 37 semanas, o dobro do índice de países europeus.
Apesar de o tempo estimado de uma gestação ser de 40 semanas – ou nove meses –, é normal que esse período seja arredondado em uma ou duas semanas a mais ou a menos. Porém, quando o parto acontece antes da 37ª semana gestacional, o bebê é considerado prematuro.
São inúmeras as causas que podem levar uma gestante a ter um parto prematuro. As mais comuns estão relacionadas a doenças obstétricas e ginecológicas, que poderiam ser evitadas ou controladas com a realização do pré-natal.
Conheça as principais causas da prematuridade
As principais complicações na gestação que podem levar à prematuridade são:
– Infecções;
– Insuficiência istmocervical (abertura do colo do útero);
– Colo do útero curto;
– Partos prematuros anteriores;
– Ruptura prematura da bolsa;
– Tabagismo;
– Miomas;
– Gravidez de múltiplos;
– Descolamento prematuro da placenta;
– Diabetes gestacional;
– Pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial na gravidez);
– Alterações clínicas na gestante ou no feto que necessitem de interrupção antes do tempo esperado.
Como prevenir?
Em alguns casos, a prematuridade não pode ser evitada. Entretanto, em muitos outros, o acompanhamento durante o pré-natal pode ajudar a manter seu bebê protegido. Buscar orientações de um profissional de ginecologia antes mesmo da gravidez e seguir um estilo de vida mais saudável, são algumas das recomendações. Além disso, o pré-natal deve ser iniciado imediatamente após a confirmação da gravidez.
Meu bebê nasceu prematuro. E agora?
Entre os principais cuidados com o bebê prematuro, o primeiro deles é interná-lo em uma unidade neonatal, onde aparelhos e profissionais adequados vão realizar o acompanhamento do seu desenvolvimento. Além disso, durante esse período, alguns exames também podem ser realizados.
Se você é gestante, ou está pensando em engravidar, não deixe de realizar os exames solicitados por seu médico. Eles são de grande importância! Caso precise de ajuda, entre em contato e agende uma consulta. Será um prazer cuidar de você e do seu bebê.