A gravidez na adolescência representa risco tanto para a mãe quanto para o bebê, uma vez que a adolescente não está preparada fisicamente e psicologicamente para uma gestação.
A desinformação e a falta de educação sexual na família e na escola trazem sérios riscos aos adolescentes que vão além da gravidez não planejada. A evasão escolar, a rejeição familiar, a não realização do pré-natal também são problemas que podem ocorrer.
A educação é a melhor forma de prevenir a gravidez na adolescência. Por isso, é importante alertar ao jovens sobre o uso da camisinha em todas as relações sexuais, além do uso de contraceptivos indicados pelo ginecologista.
No conteúdo de hoje, falaremos sobre os principais riscos da gravidez em jovens menores de 18 anos. Continue a leitura e confira!
Principais riscos da gravidez na adolescência
A gravidez na adolescência é sempre considerada uma gravidez de risco, já que a adolescente nem sempre está preparada fisicamente para a gestação.
● prematuridade
● anemia
● aborto espontâneo
● eclâmpsia
● depressão pós-parto
● mortalidade materna
● má formação fetal
● infecção urinária ou vaginal
● bebê com baixo peso ou subnutrido
● complicações no parto, que pode levar à uma cesária
● diabetes e hipertensão arterial
A importância do Pré-natal
Para ter uma gestação saudável na adolescência é fundamental que a mulher realize o pré-natal. Dessa forma, é possível diagnosticar precocemente alguma patologia e iniciar o tratamento indicado rapidamente.