Infertilidade é um termo que os médicos usam quando uma mulher não consegue engravidar depois de tentar por pelo menos um ano. Se uma mulher tem abortos múltiplos, isso também é infertilidade.
Um terço das vezes, a infertilidade é resultado de fatores relacionados à mulher, e outro terço das vezes, fatores relacionados tanto ao homem quanto à mulher. No restante dos casos, a causa é desconhecida ou é uma combinação de fatores masculinos e femininos. A infertilidade feminina também pode ser causada por fatores físicos, hormonais, de estilo de vida ou ambientais.
Principais causas da infertilidade feminina
A infertilidade é um assunto que preocupa muitas mulheres. Por isso, no conteúdo de hoje, vou falar sobre as principais causas desse problema. Confira!
1 – Idade
A idade é o fator que mais afeta a fertilidade de uma mulher. À medida que a idade avança, aumentam as chances de aborto e diminuem as taxas de gravidez.
2 – Doença tubária e aderências pélvicas
Quando as tubas ou os ovários estão bloqueados ou envolvidos por algum tecido cicatricial (aderências), a fertilização não ocorre ou o embrião formado dificilmente conseguirá chegar ao útero.
3 – Endometriose
A endometriose é encontrada em cerca de 25 a 40% das mulheres inférteis. Porém, há relatos sobre o restabelecimento da fertilidade após o tratamento dessa patologia.
4 – Miomas e pólipos
Pólipos endometriais e miomas são tumores benignos do útero. No caso dos pólipos e de certos tipos de miomas (chamados de submucosos), ocorre uma alteração da anatomia normal da cavidade endometrial e, com isso, há uma dificuldade para que o embrião se implante.
5 – Disfunção ovulatória
As disfunções ovulatórias normalmente resultam de alterações hormonais e do processo do envelhecimento do ovário. Algumas mulheres ficam sem menstruar. Outras, apesar de menstruar, enfrentam falhas no processo de ovulação.
Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato e agende uma consulta!